ESPECIALIDADES

REABILITAÇÃO FÍSICA

Tratamento pós-lesões derivadas de atividades físicas, postura inadequada no ambiente de estudo e de trabalho, doenças reumatológicas que podem gerar alterações biomecânicas compensatórias e, consequentemente, levar a um processo inflamatório e degenerativo a longo prazo. O papel inicial da reabilitação física se dá desde o controle da dor até a fase de reintrodução do paciente às atividades diárias ou na prática esportiva.

COLUNA VERTEBRAL

O tratamento fisioterapêutico é um dos braços de atuação nas disfunções em fase aguda das dores que acometem a coluna vertebral. Inicialmente, são utilizados meios físicos, eletroterapia e liberação miofascial. Em um segundo momento, iniciam-se abordagens na ativação de músculos para estabilização da coluna vertebral, treino de equilíbrio e reeducação funcional. O tratamento atua em afecções decorrentes de um conjunto de fatores como sedentarismo, obesidade, tabagismo, erros de movimento, condições ergonômicas inadequadas e fatores emocionais que podem levar à incapacidade funcional. As patologias mais frequentes que levam os pacientes à clínica são: lombalgias, hérnia de disco, estenose do canal vertebral, dor ciática, dores de cabeça e dores irradiadas para braços ou pernas.

Doença crônica, neurodegenerativa que afeta os neurônios responsáveis pela produção da dopamina levando a alterações motoras como rigidez muscular, lentidão dos movimentos, tremor de repouso e instabilidade postural. A somatória do quadro clínico e o fato da doença afetar mais a população idosa, aumenta as chances de quedas. Cerca de 65% dos pacientes sofrerá pelo menos uma queda no período de 12 meses. Desta forma, o papel da fisioterapia é essencial para a elaboração de programas que visam formar estratégias de reabilitação que permitam melhoras na capacidade funcional do paciente.

DOENÇA DE PARKINSON
REEDUCAÇÃO FUNCIONAL

A reeducação funcional é um tratamento que tem como foco identificar os erros de postura e movimento que levam à sobrecarga, lesão e dor, tratando o erro biomecânico a partir da reprogramação motora. Com uma visão completa e individualizada, a reeducação funcional atende de adolescentes a idosos.